top of page

A Patrulha Aérea Civil foi criada no Brasil em 16 de abril de 1959, sob autorização do Ministro da Aeronáutica, o Sr. Francisco de Assis Correia de Melo, tendo como fundadores os Oficiais da Aeronáutica: Major Brigadeiro do Ar Alfredo Gonçalves Correia "in memoriam" juntamente como o Coronel Aviador Antônio da Costa Faria "in memoriam" da Diretoria da Aeronáutica Civil — D.A.C, na então Capital da República dos Estados Unidos do Brasil, o Rio de Janeiro.

 

A origem da criação dessa Patrulha no Brasil se deve à atuação de Oficiais da Força Aérea Brasileira — FAB, que visitaram a CAP.-USA (CIVIL AIR PATROL) e vislumbraram a grande utilidade que essa organização poderia ter em nosso país, cobrindo na época uma lacuna na Busca, Resgate e Salvamento. Apoiada naquela ocasião, em caráter legítimo por políticos, imprensa, militares, aviadores e jornalistas de várias nações, a PAC — BRASIL surgiu já "grande" em autêntica consolidação e representatividade.

 

A Patrulha Aérea Civil é uma Força Auxiliar de Busca, Resgate e Salvamento presente em vários países do mundo, criada inicialmente nos Estados Unidos da América como um Grupamento Especial de Resgate Aéreo de Pilotos desaparecidos no início da Segunda Guerra Mundial. Após o período de guerra, o papel da PAC se reafirmou como órgão auxiliar no Controle e Mapeamento Ambiental, Fiscalização de Aeroclubes, Controle do Espaço Aéreo Civil, na Segurança, Fiscalização e Administração de Aeroportos e Museus Nacionais Aeroespaciais.

 

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO: 

 

AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL: 

F1.jpg
foto 1.jpg
F2.jpg
Patrulha Aérea Civil - Minas Gerais

Nesse vídeo encontra-se os veteranos da Patrulha Aérea Civil de MG relatando boas histórias de 1959 a 1963.

bottom of page