Nos dias 5, 6 e 7 de março de 2021, aconteceu na cidade de Brumadinho - MG o curso de Rastreador de Resgate ministrado pela escola Onça Negra em parceria com o grupo Monte Santo.
O curso teve aulas teóricas e práticas sob a direção do Instrutor Chefe Fernando Riva.
Riva é 1º Sargento da ativa do Exército Brasileiro, com um vasto currículo, o profissional já formou mais de cem rastreadores e dezenas de sobrevivencialistas entre civis e militares nesta renomada escola.
Neste curso a escola Onça Negra formou mais 20 profissionais, a Patrulha Aérea Civil de Minas Gerais orgulhosamente ganhou mais dois especialistas em rastreamento de resgate, tendo hoje em seu grupamento um total seis rastreadores.
O Rastreador de Resgate:
O Rastreador de Resgate é um profissional que foi treinado para buscar, encontrar, analisar, observar, e memorizar características em vestígios, invisível para um olho destreinado. Identificar os rastros, os sinais, saber observar as modificações no meio ambiente e conhecer os efeitos meteorológicos, são algumas dentre tantas técnicas que envolvem a formação do rastreador de resgate. O conteúdo técnico que é abordado visa o aperfeiçoamento profissional dos alunos, para que no futuro eles possam ser empregados nas diversas missões de rastreamento.
Fonte: http://oncanegrasobrevivencia.blogspot.com/
Visão dos alunos:
“Neste tempo do curso eu achei fantástico, tive grandes aprendizados e incentivos que levarei para minha vida inteira.”
Disse SD PAC Natanael Marques.
“Vim fazer o curso de Rastreador com Sargento Riva e os demais instrutores, o curso foi excepcional, o conhecimento que nós aprendemos aqui sobre rastrear e entender como funciona um rastro que as pessoas deixam, não tem outro lugar ou outra forma melhor de se aprender igual foi ensinado aqui.”
Disse SD PAC Lucas Vieira.
O curso deu inicio na sexta-feira dia 05 de março às 13 horas e finalizou no domingo dia 07de março ao meio dia.
De Belo Horizonte, Sgto PAC Araújo.
Foi uma grande honra poder ministrar esse curso singular a pessoas da mais alta estima. Contribuir para o crescimento pessoal e profissional desses jovens não tem preço. Lema dos profissionais de resgate de todo o mundo "Para que outros possam viver"